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Duo Bravaguarda faz mistura criativa de sucessos internacionais e nacionais em mash-ups nas redes sociais

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Um dos vídeos mais populares da banda, que combina “Telefone” de Jorge Ben Jor com “Superstition” de Stevie Wonder, viralizou rapidamente, acumulando mais de 500 mil visualizações. Recentemente, o mash-up de “Rock With You”, de Michael Jackson, com “Lilás”, de Djavan, já ultrapassou os 500 mil plays no Instagram

Acesse o instagram da Bravaguarda e assista aos mash-ups

São Paulo, 16 de abril de 2024 – O duo Bravaguarda vem se destacando nas redes sociais com uma abordagem musical inovadora e divertida: os mash-ups. Mesclando sucessos internacionais e nacionais, a banda cria sonoridades criativas que transcendem barreiras de gênero e estilo, oferecendo aos ouvintes uma experiência musical única. Dan e Gui Barreto já reuniram artistas como Santana e Rita Lee no mash-up de “Smooth” com “Mania de Você”, Arctic Monkey e Os Paralamas do Sucesso no mash-up de “Fluorescent Adolescent” com “Ela Disse Adeus”, e muitos outros. 

A ideia por trás desses mash-ups surgiu de uma busca por maneiras de movimentar as redes sociais da banda. Em meio a essa reflexão, os integrantes da Bravaguarda encontraram inspiração em seu propósito central: fazer música que os conectasse genuinamente com seu público.

“Estávamos debatendo sobre como queríamos ser vistos como artistas daqui pra frente, nessa nova fase. E chegamos à conclusão de que a nossa melhor versão, o que temos de mais interessante para passar pras pessoas é de fato o nosso propósito, que é juntar com a banda e fazer um som. É isso que nos move, é isso que a gente sabe fazer e é assim que a gente sabe se comunicar com as pessoas”, compartilhou a banda sobre a inspiração por trás dos mash-ups.

Decididos a não se limitarem a simples covers, a banda optou por releituras criativas que misturam o melhor da música nacional e internacional, com misturas inusitadas. Essa abordagem permite que a Bravaguarda compartilhe com seu público as diversas influências que moldam sua sonoridade.

“Sobre a escolha das músicas, a gente tenta começar de uma música nacional ou internacional que a gente curte, isso já dita a identidade do som que vamos fazer e aí a mistura se torna aleatória de acordo com o que a gente percebe que encaixa harmonicamente ou melodicamente. É até difícil de explicar, mas depois das duas primeiras, as ideias vão surgindo naturalmente”, explicou a banda.

Essa abordagem ousada e criativa tem rendido frutos surpreendentes para a Bravaguarda. Desde o lançamento dos mash-ups, a repercussão tem sido excelente. Um dos vídeos mais populares da banda no instagram, que combina “Telefone” de Jorge Ben Jor com “Superstition” de Stevie Wonder, viralizou rapidamente, acumulando mais de 500 mil visualizações. Recentemente, o mash-up de “Rock With You”, de Michael Jackson, com “Lilás”, de Djavan, ultrapassou os 500 mil visualizações no Instagram em menos de uma semana de publicação..

Além disso, é notável o engajamento de artistas como Péricles, Matuê, Fabiano Cambota e Milton Guedes, que têm assistido e interagido nos posts da banda, solidificando sua posição como uma das mais promissoras da cena musical contemporânea.

Além dos mash-ups, a Bravaguarda tem uma trajetória marcada por lançamentos respeitados por público e crítica. Em 2018, com a produção de Milo Andreo, a banda lançou o álbum “Abra Seus Olhos”, contando com 12 faixas. Desde então e agora como um duo (formado por Dan e Gui Barreto), a Bravaguarda vem conquistando, cada vez mais, simpatizantes de seu trabalho pautado pela identidade indie-pop.

Em 2020, lançaram pela Deckdisc uma versão para “Palco”, clássico do mestre Gilberto Gil, além da versão acústica de “Abra Essa Janela”, com a participação da cantora Cyz Mendes (Plutão Já Foi Planeta). Ainda no mesmo ano, apresentaram o single intitulado “Chega”, uma música que clama como um basta na rotina em prol da busca pela felicidade.

Já em 2021, no final de janeiro, foi lançada a canção “Sabe”, um indie pop que traz como mensagem central a valorização da busca pelo amor verdadeiro, pelo amor próprio, sem abrir mão do que mais vale nesta geração: ser você mesmo. Ainda no mesmo ano, nasceu o seu mais recente trabalho, o EP ‘O Amor Pede Lugar’. Produzido por Tulio Airold e novamente lançado pela Deckdisc, o grupo reforçou a maturidade da sua nova identidade – com destaque para as diversas influências da MPB e do pop e rock brasileiro dos anos 60, 70 e 80 – no lançamento de quatro singles + videoclipe, somando quase 1 milhão de plays nas principais plataformas de streaming.

Em 2023, a banda lançou pela Alma Music as faixas “Descobri”, “Surpresas e Acasos” e “Não Importa Mais”, todas acompanhadas de videoclipes. No mês de março deste ano, o duo lançou o EP “Plano-Sequência”, que chegou acompanhado de um audiovisual gravado em plano-sequência, como já avisa o nome do EP.

Redes Sociais Bravaguarda:

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Música

Dera Barbosa lança o single “A Unção de Deus” e leva cristãos à adoração

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A cantora Dera Barbosa, que tem levado o Brasil a adoração com suas canções de adoração, pentencostais e congregacionais, lançou nesta terça-feira, 30, o single “A Unção de Deus”. Composta por Sinvaldo Almeida, a canção chega a todos os aplicativos de música como um poderoso testemunho da presença, unção e do poder de Deus em nossas vidas. Você pode ouvir agora mesmo por meio do link a seguir: https://onerpm.link/449638888357

Dera Barbosa, uma artista cristã com raízes assembleianas, explica que a mensagem de seu novo single carrega uma missão importante para os dias de hoje. “A unção de Deus nos reveste do poder do alto para realizarmos nossos sonhos e resistirmos às investidas do inimigo”, compartilha a cantora sobre a música que vem para edificar, fortalecer e inspirar aqueles que a ouvem.

Da música popular para a adoração a Deus

A trajetória da vida de Dera é marcada por uma profunda paixão pela música e um compromisso inabalável com sua fé. Ela, que iniciou sua carreira nos bares de Salvador, logo foi descoberta e convidada para integrar a Banda Beijo. Foi o período onde ela se dedicou à música popular, tempo em que colaborou com nomes notáveis do cenário musical brasileiro. Mas, tudo mudou quando Dera conheceu a Deus e se converteu ao Evangelho.

“Minhas raízes são assembleianas e eu amo o mover do Espírito Santo”, reflete Dera ao explicar sua conexão com o estilo pentecostal, ritmo escolhido para o single “A Unção de Deus”. Agora, o seu desafio é fazer com que vidas sejam abençoadas também pelas plataformas digitais com suas músicas. “Oro para que vidas sejam alcançadas para Cristo, sejam libertas e que a cura seja liberada pela unção do Espírito Santo de Deus”, pontua.

O desafio do digital e expansão para além do Brasil

Apesar da positiva recepção das igrejas para com suas canções, Dera enfrenta os desafios do cenário digital, onde a visibilidade e o alcance da música podem ser mais restritos. “Com as plataformas digitais, nosso trabalho tornou-se ainda mais desafiador”, comenta ela, ressaltando as dificuldades financeiras enfrentadas pelos cantores independentes.

“O alcance da música para os artistas independentes, diminuiu em relação a época do CD. As rádios cobram para tocar, e nós cantores independentes vivemos das ofertas das igrejas e de shows, quando somos contratados. Então, às vezes recebemos, mas na maioria das vezes não recebemos oferta”, coloca a cantora.

Contudo, a artista permanece otimista e com planos para o futuro. “Podemos esperar turnês no Brasil e, no segundo semestre, no exterior”, revela Dera, indicando que sua música já rompeu as barreiras do Brasil chegando até a outros países.

Ficha técnica

Produção Geral: Dera Barbosa

Produção Musical: Lenon Santana

Teclados, violão, programações e samples: Lenon Santana

Bateria: Chistian Ribeiro

Sanfona: David rosa

Guitarra: Silas Venute

Baixo: Lenon Santana

Backing vocal: Angelica Pereira, Rebeca vilela, Lenon Santana

Gravado no Commusic Studios

Conheça Dera Barbosa

Dera Barbosa iniciou sua carreira musical nos carnavais da Bahia. Por mais de 20 anos ela construiu um nome na cena nacional, sendo integrante da Banda Beijo por quatro anos, além de puxar blocos de carnaval ao lado de cantores como Natinho e Marquinhos. Seguiu carreira solo, gravou a música “Comancheira”, que faz parte de três coletâneas, pelas gravadoras Som Livre e RGE. A música inclusive é tema do filme “Todas as Mulheres do Mundo”, exibido pela Rede Globo e também integra o CD “Lambaixinhos” da apresentadora Xuxa Meneghel.

Decidiu mudar o rumo da sua vida e há 18 anos tem cantado músicas para Cristo. Tem álbuns gravados, e tem realizado shows pelo Brasil e no exterior. Anualmente realiza turnês em Portugal, Espanha, Bélgica, França, Itália, Suíça, Inglaterra, Alemanha, França e Israel. É pós-graduada em Teologia, e graduada em Estatística. Estudou na Escola de Ministros Rhema Brasil. Fez o curso de línguas inglesa e italiano e estudou canto, dança, teatro e interpretação vocal.

CONTATO PARA CONVITES, SHOWS E IGREJAS

WhatsApp: (71) 999897010 | E-mail: derabarbi@hotmail.com

Ouça “A Unção de Deus” nas plataformas digitais:

https://onerpm.link/449638888357

Acompanhe o ministério de Dera Barbosa no Instagram:

https://www.instagram.com/derabarbosa.oficial/

Confira outros trabalhos de Dera Barbosa no YouTube:

https://www.youtube.com/@Dera198

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Rashid faz tour de despedida do disco “Movimento Rápido dos Olhos” no SESC Pompeia

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Foto: Kleber Oliveira

Ingressos para os shows, que acontecem nos dias 10 e 11 de maio, começam a ser vendidos nesta terça-feira, dia 30

O rapper Rashid se prepara para encerrar a turnê de sucesso do seu quarto álbum de estúdio: Movimento Rápido dos Olhos. O disco, que é inspirado pelos mitos de samurais, ganhou destaque pela canetada forte, onde o artista fala sobre como construir um Brasil para o amanhã em temáticas provocativas, além dos audiodramas dublados por Guilherme Briggs, Adriana Couto e Rodrigo Carneiro, apresentando a história de um espadachim que busca se reerguer contra um tirano. O álbum, lançado em 2022, já passou por Belém, Cuiabá, Rio de Janeiro, e várias outras cidades, e agora encerra a turnê no SESC Pompeia, em São Paulo, nos dias 10 e 11 de maio. Os ingressos estarão disponíveis nesta terça-feira, a partir de 12h, no link

“Pra mim é uma grande honra fechar esse ciclo em casa. MRO foi um projeto construído com maior carinho e tive a possibilidade de apresentar para os fãs do Brasil todo. Agora me preparo para novos projetos e novas turnês. Espero ver geral lá no SESC cantando comigo, fechando com chave de ouro a tour”, afirma. 

Com mais de 17 milhões de plays, Movimento Rápido dos Olhos é um álbum-áudio-filme, com um forte guia na cultura oriental que intercala as canções com animação em quadrinhos, resgatando o formato das radionovelas. Nomes como Liniker, BK’, Marissol Mwaba, Amiri, Don L, Curumin, Macedo Bellini e Stefanie se unem a Rashid como participações especiais ao longo das 15 faixas. Estas constroem uma jornada de mudanças regida pela evolução pessoal e pelos questionamentos às regras. 

Rashid tem uma história antiga com o SESC Pompeia. O local foi o primeiro SESC que o músico tocou, em 2011, com casa lotada, onde mais de 500 pessoas ficaram para fora naquele show. No ano seguinte, em 2012, o artista fez o lançamento da mixtape “Que Assim Seja”, que rendeu o mini documentário “Assim se fez”. Em 2013, Rashid voltou para fazer uma residência de uma semana com arranjos da Orquestra Metropolitana e a rapper Lurdez da Luz, no projeto inovador “Hip Hop com Erudito Dá Samba”. Em 2014 e 2016, o cantor também se apresentou com novos projetos. Nada mais justo que voltar em 2024 para encerrar esse ciclo tão importante na carreira. 

Serviço:

Rashid encerra turnê Movimento Rápido dos Olhos

Dias 10 e 11 de maio 

SESC Pompeia – R. Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo

Horário dos shows: início às 21h30, na sexta-feira (dia 10/05) e no sábado (11/05)

Ingressos a partir de R$25

Informações e ingressos: https://www.sescsp.org.br/programacao/rashid-4/ 

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Cantor e compositor Márcio de Camillo apresenta o premiado projeto infantil “Crianceiras” pela primeira vez em Uberlândia

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Crédito da foto: Mario Castello

O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana

São Paulo, 29 de abril de 2024 – Chega pela primeira vez em Uberlândia, no próximo dia 15 de maio, o premiado espetáculo Crianceiras, criado pelo renomado cantor, compositor e instrumentista sul-mato-grossense Márcio de Camillo. O projeto, que já encantou mais de meio milhão de crianças em todo o país, combina poesia, música e arte para despertar a imaginação e o amor pela cultura desde a mais tenra idade. O espetáculo, que será apresentado no Teatro Municipal de Uberlândia, é inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. A nova turnê do “Crianceiras” tem início na última semana de abril. 

A nova turnê terá início em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e seguirá para diversas cidades brasileiras, incluindo Uberlândia, Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e mais. Com uma proposta educativa e artística, “Crianceiras” é uma experiência que vai além do palco, sendo também um aplicativo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importante valor para a cultura brasileira.

Márcio de Camillo é uma figura emblemática da música brasileira, com uma carreira de 28 anos que abrange diversos estilos musicais, desde a guarânia e o chamamé até o folk, o blues e o rock’n’roll. Com quatro álbuns solos lançados e canções gravadas por renomados artistas como Renato Teixeira, Zé Geraldo, Sergio Reis e outros, Márcio é reconhecido não apenas pela sua versatilidade musical, mas também pelo seu compromisso com a valorização da cultura e do meio ambiente.

Além de sua carreira musical, Márcio De Camillo é fundador da Associação de Músicos do Pantanal (AMP), dedicada à divulgação e valorização da cultura do Mato Grosso do Sul, bem como à conscientização ambiental. Residente em São Paulo, Márcio já dividiu o palco com diversos artistas consagrados e continua a encantar o público com sua música e seu compromisso com a arte e a educação.

O projeto Crianceiras: Uma ponte entre a poesia e a educação

O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana. Apresentado em diferentes formatos, como CD, aplicativo, capacitação para professores e dois espetáculos em circulação dirigidos por Luiz André Cherubini, o “Crianceiras” é muito mais do que um show, é uma experiência artística. 

De maneira lúdica e criativa, o “Crianceiras” transforma a poesia em música, utilizando como base a obra de renomados poetas brasileiros. Com dois CDs já lançados, o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo em Mário Quintana, o projeto continua crescendo e em breve trará novidades inspiradas na obra de outros poetas.

Além dos CDs, o projeto também deu origem a um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importantíssimo valor para a cultura brasileira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se ao ODS 4 da agenda 2030 da ONU, que promove a educação de qualidade, bem como aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 

Com forte apelo educativo, os CDs “Crianceiras” são utilizados nas escolas como material didático, para aproximar as crianças da poesia, de forma lúdica e criativa, alinhando-se aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Por meio do projeto pedagógico “Crianceiras Poesia na Prática”, desenvolvido em parceria com a empresa “Diverte Cultural”, escolas de todo Brasil têm adotado o “Crianceiras” como parte integrante de suas atividades educativas desde 2017.

O sucesso do “Crianceiras” vai além das escolas, sendo apresentado em importantes festivais e congressos nacionais e internacionais. Com mais de 500 apresentações para escolas públicas, privadas e eventos de entretenimento, o projeto já alcançou mais de meio milhão de crianças em todo o Brasil. Sua flexibilidade permite que seja apresentado em diferentes formatos, adequando-se à necessidade do local e do público, focando também na acessibilidade e inclusão.

Devido à sua importância na educação, o projeto “Crianceiras” vem sendo estudado por mestrandos e doutorandos da área da educação no Brasil e em Portugal. Ao instigar o imaginário infantil e despertar o amor pela poesia, o “Crianceiras” valoriza as crianças como seres humanos plenos e capazes de compreender a complexidade da arte desde a mais tenra idade. Além disso, oferece um convite ao público adulto para reviver a inocência da infância, vivenciando um olhar de encantamento para as sutilezas da vida e valorizando as raízes brasileiras e seus criativos poetas.

Depoimento de Haline Nogueira da Silva Domingues, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (PR)

Título da tese: O Crossover literário na poesia de Manoel de Barros: o aplicativo Crianceiras

“Tive contato com o aplicativo Crianceiras no ano de 2016, quando estava terminando o Mestrado – no qual também estudei a poesia de Manoel de Barros. Na época, atuava como professora da Educação Infantil e resolvi explorar o app em minhas aulas. Foi sucesso. As crianças adoraram e a partir dessa prática em sala de aula desenvolvi meu projeto de Doutorado na UEM – Universidade Estadual de Maringá. Após ser selecionada para realizar os estudos, mergulhei na cultura Crianceiras. Fui até SP conhecer Márcio de Camillo – o qual se tornou meu grande amigo. Conheci também a Bruna Pigler – que participou do desenvolvimento do aplicativo. Assisti ao espetáculo Crianceiras Manoel de Barros e após dias de imersão real nesse mundo do Crianceiras retornei para minha cidade muito mais encantada e cheia de ideias, e a produção da minha tese foi um momento de aprendizado, vivência poética e muita emoção. Diziam que escrever uma tese seria difícil. Posso afirmar que foram os dois anos de pesquisa acadêmica mais profícuos de minha trajetória, pois além de produzir um material de estudo relevante e inovador para outros pesquisadores interessados na linguagem cibercultural e multimodal, também me humanizava dia após dia, enquanto pesquisadora, docente e amante da literatura como já dizia Antonio Candido, ‘a literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante’.

Depoimento de Rosiane Pinto Machado, Doutora em Estudos da Criança – Especialidade Infância, Cultura e Sociedade pela Universidade do Minho (Braga-PT)

Título da tese: O lugar da poesia na infância: Projeto Crianceiras, uma ponte entre Manoel de Barros e o ato estético da linguagem

“Conheci o Espetáculo Cênico Musical Crianceiras com Poesias de Manoel de Barros, em 2013 no encerramento da 12ª Mostra de Cinema, na cidade de Florianópolis (SC). Em meio ao movimento das luzes e cores dos poemas musicados por Márcio De Camillo, surgia ali os primeiros desejos pelo tema poesia, como possibilidade de futura investigação, e um encantamento pelos poemas musicados. No espetáculo ‘Crianceiras poesias de Manoel de Barros’, sob a direção de Luiz André Cherubini, a palavra poética é convidada a passar pelos olhos, pela voz, pela escuta, pelos gestos diversos entrecruzados com outras materialidades, provocando vivências, e produções artísticas qualificadas. O Espetáculo Cênico Musical do Projeto Crianceiras consegue abraçar a criança e a convida para a experiência estética e poética, provocando uma vivência engendrada nas mais diferentes linguagens da arte, e ainda com recursos tecnológicos e midiáticos. Compreendemos ser este espetáculo uma performance de encantamento, uma verdadeira expressão artística de unidade variável, que produz gestos poéticos e canções em um evento singular no acontecimento e plural na multiplicidade de sentidos, tudo vivido ao mesmo tempo. O Espetáculo Cênico Musical Crianceiras é um encontro com esse novo sentir pela/na poesia que resgata a linguagem que brinca, os tesouros poéticos e a canção. O Projeto Crianceiras contribui na/para circulação da produção literária – em destaque a poesia de Manoel de Barros. Oferece a semente da poética, que precisa germinar dentro e fora dos muros da escola. Ao finalizar minha pesquisa sobre o Projeto Crianceiras fui provocada a pensar a escola como travessia para o enriquecimento da experiência estética e poética e ainda pensar no/a professor/a como a voz e a escuta, que busca e abre os caminhos na arte que transforma, e como diz o Poeta, que “desvê o mundo”. O espetáculo Crianceiras poesias de Manoel de Barros faz um chamado, para a infância brincar com os poemas cantados, nessa aproximação, com a riqueza poética e brincante, que o poeta oferece para despertar e ampliar os horizontes da criança pela arte.

Tenho uma imensa gratidão aos participantes da pesquisa em especial Márcio De Camillo, que com muita generosidade presentearam com suas vozes as bases para a produção de minha tese, e seguiram comigo na trajetória de minha pesquisa contribuindo efetivamente para minha formação poética e seguem potencializando a Poesia na formação de muitos/as professores/as e inúmeras crianças.”

Links Crianceiras:

Site Oficial

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Links Márcio de Camillo:

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