Conecte-se Conosco

Tecnologia

Fundação FAT já desenvolve 14 projetos de inovação no ecossistema do Centro Paula Souza como ICT

Publicado

em

Invenções criadas em ETECs e FATECs como eletrodomésticos movidos a energia solar podem ter registro de patente e ganhar viabilidade industrial

A inovação está ainda mais presente no portfólio de projetos da Fundação FAT. Após ter firmado, no segundo semestre de 2022, um acordo de cooperação técnica com o Centro Paula Souza – este na condição de Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) – a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) já trabalha para transformar em realidade 14 projetos surgidos em ETECS e FATECs paulistas. O objetivo é tirar as ideias do papel e fazer com que elas ganhem viabilidade em termos comerciais e industriais, além do registro de patentes.

Para que isso ocorra a FAT desenvolve alianças estratégicas e modelos de atuação em parceria com a iniciativa privada. A FAT auxilia ainda na estruturação do projeto (fase de ideação), nos estudos de viabilidade técnica e econômica; além de captar recursos, gerir e aplicar receitas para o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ecossistema destes ambientes educativos e de inovação que são as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e as Faculdades de Tecnologia (FATECs).

“O papel institucional da FAT neste acordo é conectar essa inovação que está surgindo nas unidades de ensino com a indústria, com empresas de tecnologia e serviços, bem como com os investidores e com toda a cadeia produtiva. A intenção é de que a Fundação seja um elo entre todo esse ecossistema que tem alunos, professores e pesquisadores, além de toda a sociedade que pode se beneficiar dessa produção de conhecimento aplicado. Nosso objetivo é unir todos esses elos efetivamente e tirar a inovação do papel”, afirma o professor Luiz Roberto Vannucci, diretor técnico da FAT e responsável pelo projeto.

O também professor Douglas Dias, que atua na gestão do projeto, informa que no final do ano passado, a FAT emitiu um chamado para todas as ETECs e FATECS do Estado pedindo para que as unidades que tivessem interesse em desenvolver projetos de inovação procurassem a Fundação. “O fato de termos mapeado esses 14 projetos neste curto espaço de tempo, demonstra como esse ecossistema é potente. Existe uma capilaridade muito grande tanto em termos geográficos, já que as unidades estão espalhadas por todo o Estado, quanto de áreas do conhecimento, já que a oferta de cursos técnicos e tecnológicos abrange muitas áreas do conhecimento. Esse é nosso grande diferencial: ter acesso a muitas unidades em regiões diferentes do Estado e com especialistas nas áreas de agrícola, tecnologia da informação, indústria, construção civil, farmacêutica, design inovação social entre tantas outras”, afirma.

Atualmente o Centro Paula Souza conta com 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 76 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), sendo que ambas somam mais de 316 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superior no âmbito tecnológico.

Como exemplo de projetos em fases mais avançadas, ele cita um forno movido a energia solar, originado na Etec de Bauru. Esse projeto de inovação já estava em fase avançada de prototipação, pois foi desenvolvido por professores e alunos da unidade em anos anteriores.

Dias afirma que a meta do programa para esse ano é alinhar as possibilidades com esse ecossistema e aproximar ainda mais essas potencialidades das demandas de mercado e das empresas. Segundo ele, todo o esforço neste período estará voltado a fazer com que os professores desses alunos tragam essas inovações para a Fundação, que trabalha para unir os elos da inovação: fontes de financiamento, inventores e sociedade.

“O objetivo neste momento é aumentar o número de projetos. Entendemos que isso é tão importante nesta fase da jornada quanto ter uma empresa ou uma patente registrada no final do ano. Isso porque desta forma, será possível demonstrar a potencialidade das Fatecs e ETECs na cadeia de inovação do Estado de São Paulo. Não temos dúvidas de que, principalmente no universo dos médios e dos pequenos empresários, existe muita oportunidade de entregar soluções inovadoras que podem até não custar milhões ou que talvez não se tornem patentes internacionais, mas que certamente vão transformar a sociedade, os negócios e cumprir o papel da inovação”, conclui o gestor do projeto.

Sobre a Fundação FAT

A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT foi fundada em 1987 com o propósito de incentivar a pesquisa aplicada, a inovação, o desenvolvimento tecnológico e profissional e a educação em todo o território nacional, estendendo esses serviços a organizações públicas e privadas, e também à comunidade em geral. Como entidade de direito privado sem fins lucrativos, a FAT tem como objetivo colaborar com as instituições que atuam nas áreas da educação e da tecnologia, buscando estimular e desenvolver o conhecimento através de programas de geração, difusão e transferência de tecnologia.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Um grande aumento nas vendas online. Uma empresa que destaca-se em criação de lojas online e sites á a Mox Mídia do Brasil.

Publicado

em

De

Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.

Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.

Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.

Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.

CONTATO:

Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599

 

Continue lendo

Cultura

Atualizações constantes em aplicativos maximizam eficiência e melhoram a experiência do usuário

Publicado

em

De

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, apps que não são atualizados podem sofrer com falhas de segurança e problemas de interface

Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia a dia de muitas pessoas, facilitando tarefas, promovendo a conectividade e oferecendo entretenimento. No entanto, o processo de desenvolvimento vai muito além de criar uma solução funcional.

A busca incessante por excelência e satisfação do usuário requer um compromisso contínuo com eventuais melhorias. Para isso, contar com atualizações constantes desempenha um papel vital na otimização da usabilidade, interface e segurança dos aplicativos, contribuindo para uma experiência mais eficiente e satisfatória.

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, atualizações que aprimoram a usabilidade são fundamentais. “Um bom aplicativo deve oferecer uma experiência intuitiva, facilitando navegação e a realização de tarefas. Contudo, as necessidades e expectativas dos usuários evoluem, e o que uma vez foi considerado intuitivo pode se tornar desafiador ao longo do tempo. As atualizações permitem que desenvolvedores analisem feedbacks, identifiquem pontos de atrito e implementem melhorias”, relata.

A otimização da usabilidade pode envolver não só o rearranjo de elementos de interface, mas também a integração de novas funcionalidades, capazes de antecipar eventuais necessidades dos usuários. “Quando existe uma busca constante pelo aprimoramento da usabilidade, os aplicativos passam a oferecer uma experiência mais fluida, aumentando a satisfação do público e os mantendo engajados”, pontua.

Para o especialista, as atualizações de interface não se tratam apenas de estética, mas também de eficácia. “Um layout redesenhado pode melhorar a organização dos elementos, o uso de ícones e a disposição de botões, tornando a navegação mais fluida e agradável. Além disso, alterações visuais podem incorporar novas animações, transições suaves e esquemas de cores. Essas mudanças não apenas atraem novos usuários, mas também reafirmam o compromisso com sua experiência”, declara.

A segurança é uma grande preocupação no mundo digital, com ameaças constantes de violações de dados e ataques cibernéticos. Para o CEO da Alphacode, um aplicativo seguro não é apenas uma exigência, mas uma garantia de confiança para os usuários. “As atualizações frequentes são um meio de manter essa segurança, contando com correções para vulnerabilidades recém-descobertas, implementação de criptografias mais robustas, aprimoramento de autenticação e proteção contra malwares. Identificar e resolver questões de segurança demonstra o compromisso dos desenvolvedores com a privacidade e proteção dos dados dos usuários”, revela.

Franco acredita que desenvolver um aplicativo é apenas o começo de uma jornada contínua em busca da excelência. “As atualizações constantes desempenham um papel crítico na otimização e segurança de um aplicativo, contribuindo para uma experiência mais eficiente, envolvente e segura. Ao se adaptar às mudanças nas expectativas dos usuários, às tendências de design e às ameaças cibernéticas, os desenvolvedores podem garantir que esses aplicativos continuem relevantes e valorizados no cenário digital”, finaliza.

Sobre Rafael Franco

Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.

Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @alphacode

Continue lendo

Celebridades

Cantora Kedma Ely lança “Saudade”, seu segundo single nas plataformas digitais

Publicado

em

De

Você já se sentiu como se estivesse perdido, confuso em seus sentimentos? E por um momento começou a relembrar de tempos bons que já vivenciou, sentindo paz em sua alma? É sobre isso que a cantora Kedma Ely canta em “Saudade”, single lançado nesta sexta-feira, 19 de maio, e que já se encontra disponível em todas as plataformas, podendo ser acessada aqui: https://onerpm.link/437077747980

Foi durante um tempo de muita sensibilidade que Kedma Ely, Ferreyrinha QLouva e Pedro Henrique se uniram para compor. “Essa canção foi gerada em um ambiente de muita verdade e amor. Abrimos o nosso coração, queríamos ouvir o que Deus tinha para nos falar naquele momento e deixamos fluir”, diz a cantora.

“Minha oração é para que o single ‘Saudade’ seja uma música que gere cura em feridas emocionais. Que ela possa ser conforto para as pessoas assim como foi para mim no momento de dor. Desejo que cada um que ouvir possa ter a certeza de que nunca está só, e se sinta impulsionado a continuar a caminhada por saber que é amado por quem o criou”,declara.

Tempo de reconexão

Para Kedma Ely, o single “Saudade” retrata uma reconexão de uma pessoa com o seu criador. “Nessa música, retratamos a vida de uma pessoa que passa a lembrar das experiências que já viveu e por isso deseja voltar nesse tempo”, narra a artista que ainda canta sobre como redescobrir a identidade em Cristo.

A canção finda com a renovação da fé. “Ele quem decidiu habitar no nosso interior, a ponto de sermos um só. ‘Saudade’ é um presente de Deus para minha vida. É como se Ele olhasse para mim e dissesse: ‘filha, eu te conheço, eu te criei, todos os teus dias estão contados por mim. Independente da situação, eu sempre estarei com você e nada pode nos separar’. Oro para que isso chegue a quem ouvir”, diz.

Videoclipe no ar

E para ilustrar essa composição, Kedma Ely se entregou totalmente na produção do videoclipe. “A gravação foi a realização de um sonho para mim. É uma música que mexe tanto comigo que eu me doei por completo. Decidi encenar, cantar e dançar. Me empenhei para dar tudo de mim e assim passar toda emoção e verdade que ‘Saudade’ representa”, ressalta.

Quem é a cantora Kedma Ely?

Nascida em 29 de julho de 1997 em Salvador (BA), Kedma Ely é cantora e compositora. Desde seus cinco anos já fazia solos e cantava com os grupos de louvor da igreja. Em 2013 estudou Teoria Musical e Piano no curso de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No ano de 2015, Kedma Ely se apresentou na 18˚ edição da Marcha para Jesus de Salvador, sua primeira vez cantando no palco de um grande evento para uma multidão de pessoas.

No final de 2015, ela e sua família se mudaram para São Paulo, onde foi convidada para ser integrante do Renascer Praise, um dos principais grupos de louvor da América Latina. Agora, Kedma Ely decidiu se dedicar a sua carreira solo e compartilhar com as pessoas a mensagem que queima em seu coração e as experiências que tem vivido com Deus.

Ouça o single “Saudade” nas plataformas digitais:

Confira o videoclipe da música “Saudade” no YouTube:

Acompanhe o ministério de Kedma Ely:

https://www.instagram.com/kedmaely/

Continue lendo
Propaganda

Destaque