Turismo
Lisboa é eleita o melhor destino MICE da Europa
World MICE Awards 2023 premiou a excelência da capital portuguesa para os negócios
No último dia 6, Lisboa venceu, pela primeira vez, como o “Melhor Destino MICE da Europa”, em 2023, durante a 4ª edição dos World MICE Awards, realizado em Berlim, Alemanha. Na mesma noite, aconteceu a 31ª edição europeia dos World Travel Awards, que também consagrou Lisboa como o “Melhor Destino Urbano da Europa”, em 2024.
Em 2023 e até ao momento, foram registados 2.251 eventos na capital portuguesa que atraíram mais de 592.178 participantes de todo o mundo. A localização privilegiada, as infraestruturas modernas e versáteis, bem como as excelentes acessibilidades, combinadas com a transversalidade das experiências culturais, tornaram Lisboa uma escolha incontornável na Europa para a organização de eventos. Desde 2019, Lisboa ocupa o 2º lugar do ranking mundial da ICCA (International Congress and Convention Association), tendo estado anteriormente e, consecutivamente, no Top 10.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) desempenha um papel significativo na economia lisboeta, contribuindo de forma expressiva para o turismo e o desenvolvimento econômico, nomeadamente na geração de receitas e criação de emprego. Em 2022 e 2023, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) disponibilizou uma verba superior a €1 milhão para a captação e apoio de congressos, eventos corporativos e eventos associativos, por meio do Fundo de Desenvolvimento Turístico local (financiado com receitas geradas pela taxa turística) e da coparticipação da ATL no programa nacional “Portugal Events”, com 25% do financiamento global.
Com isso, as perspetivas de realização de eventos internacionais na região são promissoras. “Continuamos a trabalhar para atrair a atenção dos organizadores e participantes dos eventos internacionais. Lisboa destaca-se não só pelo seu DNA único, mas muito pelo profissionalismo das suas empresas, pela excelente hotelaria, acessibilidades, capacidade de organização, oferta cultural e a mais diversificada variedade de experiências possíveis. Lisboa continua a ser pioneira na oferta de experiências únicas”, afirma Paula Oliveira, diretora executiva da ATL.
Enquanto destino urbano, Lisboa destaca-se pelo seu patrimônio histórico, cultura vibrante, atmosfera acolhedora, gastronomia diversificada e experiência autêntica aos visitantes, com os seus bairros históricos, azulejos coloridos, miradouros panorâmicos, arte urbana, modernidade e atrações culturais, desde museus e galerias de arte, concertos e festivais reconhecidos internacionalmente.
Os World MICE Awards, considerado o evento “irmão” dos World Travel Awards, celebram a excelência da indústria MICE e premeiam anualmente destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas relacionadas com este setor.
Os World Travel Awards, internacionalmente aclamados como os “Óscares do Turismo”, distinguem anualmente a excelência alcançada por destinos turísticos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e outras entidades relacionadas com a indústria do turismo. Esses prêmios representam uma chancela de qualidade e um selo de prestígio para aqueles que se destacam em proporcionar o melhor que a indústria do turismo tem para oferecer a nível global.
Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)
Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:
https://www.instagram.com/
Turismo
Guia completo para viajar para o Marrocos
Tudo que o viajante precisa saber antes de embarcar para esse destino inesquecível. Carol Caro, da Excursy, criou dicas essenciais
O Marrocos é um destino fascinante que combina história rica, cultura vibrante e paisagens naturais impressionantes. Se você está planejando uma viagem a este país exótico precisa de muitas dicas. Por isso,, Carol Caro, diretora da Excursy preparou algumas informações essenciais para garantir uma experiência memorável e segura para quem deseja conhecer esse lugar inesquecível:
- Quando Visitar
A melhor época para visitar o Marrocos é durante a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro), quando o clima é mais ameno. “O verão pode ser extremamente quente, especialmente nas áreas do deserto, e o inverno pode ser frio, especialmente à noite”, comenta Carol.
- Idioma e Comunicação
O árabe e o berbere são as línguas oficiais, mas o francês é amplamente falado devido ao legado colonial. Muitos marroquinos também falam espanhol e inglês, especialmente nas áreas turísticas, facilitando a comunicação para visitantes .
- Cultura e Etiqueta
“Respeitar a cultura local é crucial. Vista-se respeitando a cultura e a religião, especialmente ao visitar lugares sagrados”, explica Carol. A especialista também conta que negociar preços é uma prática comum nos souks, então esteja preparado para barganhar. “Além disso, tenha cautela ao fotografar pessoas, e animais, principalmente camelos,pois muitos marroquinos podem não se sentir confortáveis com isso e cobram por fotos dos animais”
Outra dica importante de Carol é “O Marrocos encanta por sua autenticidade e diversidade. Recomendamos que os viajantes estejam abertos para explorar tanto as cidades imperiais quanto as pequenas aldeias. Cada local oferece uma experiência única, enriquecendo sua viagem e proporcionando um mergulho profundo na cultura local.”
4. Transporte
Os principais aeroportos internacionais estão em Casablanca, Marrakesh, Tanger, Agadir e Fez. “Considerando os desafios de dirigir, aconselhamos a usar os serviços de transfers contratados por uma agência especializada para ser mais seguro para todos”, aponta Carol. .
- Cuidados e Segurança
“Fique atento a golpes comuns, como falsos guias turísticos e tours “gratuitos” que exigem pagamentos elevados no final, por isso indicamos sempre já ir com os tours garantidos do Brasil”, aponta. Além disso, é aconselhável evitar discussões em áreas públicas e sempre guardar seus pertences em locais seguros, especialmente em áreas movimentadas
- Saúde
Adquira um seguro viagem com cobertura ampla para emergências médicas. “Verifique também as recomendações de vacinação antes de viajar e tenha sempre uma pequena farmácia pessoal para problemas de saúde menores que possam surgir, em especial casos de infecção alimentar”.
- Culinária
A culinária marroquina é um dos destaques do país, com pratos como couscous, tagine e pastilla. Aproveite para experimentar as comidas locais em restaurantes e cafés, mas sempre verifique a higiene do local antes de consumir os alimentos e apenas tomem água de garrafa devidamente lacrada.
- Compras
Marrocos é famoso por seus artesanatos, como cerâmicas, tapetes e jóias. No entanto, esteja ciente de que muitos itens vendidos como “antigos” ou “tradicionais” podem ser falsificados. Sempre negocie e verifique a autenticidade dos produtos antes de fazer grandes compras e cuidado com notas falsificadas como troco.
Preparar-se adequadamente para uma viagem ao Marrocos pode fazer toda a diferença em sua experiência. Seguindo essas dicas, o turista estará mais seguro e poderá aproveitar tudo que este incrível país tem a oferecer com maior tranquilidade e satisfação.
Para mais informações sobre esse emocionante destinos, visite https://excursy.net
Sobre a Excursy
A Excursy é uma agência de viagens online e nasceu como uma extensão da Terra Santa Viagens, operadora de turismo com mais de 10 anos de experiência em realizar os sonhos de grupos de passageiros que querem conhecer o turismo religiosos de Israel, e outros países do Oriente Médio, África e sul da Europa.
Mantendo a mesma atenção e qualidade de atendimento, a Excursy proporciona opções de diferentes roteiros com o melhor da região: cultura, tradição, história, lazer, religião, gastronomia e aventura, sempre focando nestes destinos diferentes.
Para mais informações acesse o site https://excursy.net/
Turismo
Abreu realiza roadshow com foco no destino Marrocos
Ação no interior de SP contou com parceria da TAP Air Portugal e do órgão de turismo do país
Na última semana, a Abreu, uma das maiores operadoras de viagens do país, realizou um roadshow no interior de São Paulo com foco na promoção e capacitação do destino Marrocos. As cidades que receberam a ação foram: São José do Rio Preto, Bauru e Ribeirão Preto. No total, mais de cem agentes de viagens foram treinados sobre o destino africano.
O roadshow contou com apoio da companhia aérea TAP Air Portugal e do Turismo do Marrocos. Estiveram presentes nas capacitações Luca Souza (gerente de produtos internacionais da Abreu), Isabel Indolfo (gerente da filial Abreu no interior de SP), Marcela Luize e Marcos Menezes (promotores da Abreu), além de Mohamed Amine Eljoudani (diretor de turismo do Marrocos no Brasil).
“O Marrocos sempre esteve no ‘top 5’ de destinos exóticos mais desejados por parte dos clientes Abreu. São turistas que buscam destinos com novas culturas, arquitetura diferenciada e gastronomia rica, então realizar este tipo de ação é fundamental para capacitar os nossos agentes de viagens sobre os principais produtos e novidades que o Marrocos tem para oferecer aos brasileiros”, destaca Adriana Boeckh, diretora de comunicação e marketing da Abreu no Brasil
VIAGENS PRECIOSAS TURBO
Até o final de maio, a Abreu promove a campanha Viagens Preciosas Turbo. Nesta edição, inclusive, os agentes que venderem passagens aéreas para o Marrocos voando com a TAP Air Portugal pontuam quatro vezes mais.
Com novo nome e novas regras, a Viagens Preciosas Turbo teve início em 1º de março e vai até 31 de maio. Ao final da campanha, os dez agentes que mais pontuarem ganharão uma viagem com direito a passagens aéreas, hospedagem, traslados e passeios.
O resultado final do ranking de pontuação será divulgado no site a partir de dez dias após o final de cada campanha. Para mais informações, cadastro e consultas ao regulamento, acesse www.viagenspreciosasabreu.com.
Sobre a Abreu
A Abreu é uma operadora de turismo especialista em levar passageiros aos melhores destinos ao redor do mundo. Com mais de 180 anos de experiência, possui um profundo conhecimento do mercado e trabalha com os melhores fornecedores de viagens, sempre desenvolvendo produtos exclusivos e personalizados para Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa, Oceania e outras partes do mundo.
Para atender às variadas demandas dos clientes de todo o Brasil, a Abreu conta com equipes comerciais em oito cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba e São José do Rio Preto), todas bem preparadas para atender com excelência às agências de viagens. A operadora possui ainda um departamento exclusivo para grupos e uma plataforma online de vendas para as agências parceiras.
Por conta da alta qualidade dos seus produtos e serviços, a operadora de turismo já foi premiada inúmeras vezes nos países com os quais mantém relações comerciais e institucionais. Acesse www.abreutur.com.br.
Turismo
“Sou Cerrado”: Brasil ganha iniciativa inédita para engajar população na conservação do bioma
Pesquisa inédita aponta que 70% dos brasileiros não sabem que o Cerrado é o berço das águas do Brasil e 3 em cada 10 nem sequer sabem que lá tem água
“O Cerrado é o berço das águas do Brasil”: essa frase é desconhecida por 70% dos brasileiros. O 2o maior bioma do país e da América Latina tem mais de 65 milhões de anos – de todos os ambientes da história recente do planeta, o Cerrado é o mais antigo. Assim como 3 em cada 10 brasileiros nem sequer sabem se há água no Cerrado, enquanto ele abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e possui reservas subterrâneas de água doce que abastecem 6 das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e 8 no total.
Uma pesquisa inédita feita pela Hibou, empresa de pesquisa e insights, especialmente para a nova iniciativa Sou Cerrado, em novembro de 2023, foi realizada com mais de 2 mil brasileiros. Os resultados mostram amplo desconhecimento da população sobre o bioma Cerrado, enquanto ele atinge índices históricos de devastação em silêncio. Se a pesquisa fosse uma prova de conhecimento, dois terços dos brasileiros seriam reprovados, não acertando nem metade das questões.
Com base na invisibilidade do bioma, nasce a iniciativa inédita Sou Cerrado, idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista e detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, com o objetivo de alcançar e engajar maior número de pessoas na preservação do Cerrado, por meio de uma marca forte e uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs e instituições para que os brasileiros colaborem com quais quiserem de forma fácil e rápida: www.soucerrado.com.br. Dentre as ONGs selecionadas para receber apoio pelo site estão: Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Eu Desacelero na Chapada, Turma que Faz e toda a rede de ONGs presentes na Rede Cerrado.
A equipe Sou Cerrado buscou instituições envolvidas na causa do bioma e da água e conquistou o apoio institucional de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, Instituto Alok, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) e Rede Cerrado. A Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Urbia Cataratas e a Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, também apoiam a iniciativa.
“Acreditamos que a comunicação é um dos pilares que mantém uma sociedade sã e capaz de tomar melhores decisões. Após análises, encontramos uma forma de dar mais força para a causa do Cerrado, que precisa ganhar mais espaço no coração dos brasileiros”, diz Ana Beatriz Schauff, sócia da Fresh PR.
“O Cerrado é a terra onde nasci e minha eterna fonte de inspiração. A idealização da iniciativa ‘Sou Cerrado’ me dá a oportunidade de ensinar às crianças que água não nasce na torneira, e colaborar com meu ativismo para um futuro melhor”, diz Felipe Triaca, co-idealizador.
Mais achados da pesquisa
Apenas 23% dos brasileiros são capazes de descrever o clima do Cerrado;
64% dos brasileiros acreditam que a Amazônia está sendo mais desmatada que o Cerrado; 66% dos brasileiros não sabem que o Tucano é um animal do Cerrado 70% dos brasileiros não sabem que tem Cerrado na Bahia (o bioma abrange 9 Estados)