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Volnei Barboza

Cursos de estética, saúde e atendimentos em Salvador ganham destaque com profissionais brasileiros formados em Harvard

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Cresce número de baianos que buscam por ensino na área; conheça as tendências

O mercado da estética no Brasil, que está crescente, não inclui tantas trocas entre os peritos. A área obteve um crescimento notável de 567% nos últimos cinco anos, expandindo de 72 mil para mais de 480 mil profissionais atuantes. Salvador é um dos destaques no ranking, já que se tornou a 13ª capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento sustentável, com destaque para saúde e bem-estar, de acordo com o relatório do Programa Cidades Sustentáveis.

De forma global, o mercado de estética deve chegar a US$124,7 bilhões até 2028 e se expandir a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,8 de 2021 a 2028, segundo o Grande View Research. O crescimento e a busca por cursos e procedimentos estéticos também se dão, principalmente, pelo aumento de interesse em procedimentos não invasivos.

O cenário é um reflexo claro dessa evolução. O fato de Salvador se tornar um polo de destaque no Brasil para a saúde e o bem-estar, refletido em seu índice de desenvolvimento sustentável, cria um ambiente propício para a inovação e o aprimoramento dos serviços de estética.

O mercado de estética em Salvador, assim como no restante do Brasil, está em constante evolução, com diversas tendências emergentes e procedimentos específicos ganhando destaque em 2024, e reflete as tendências nacionais e globais, com um forte enfoque em tecnologias avançadas, personalização, segurança dos procedimentos e bem-estar geral dos pacientes.

Para os profissionais da área, é crucial se manter atualizado com essas tendências e investir em equipamentos e formação que permitam atender às expectativas crescentes dos pacientes.

Este cenário em Salvador demonstra não apenas o vigoroso crescimento do mercado de estética, mas também a evolução na formação profissional na área, que agora inclui especialistas com formação em instituições renomadas, como por exemplo o Instituto Viva Space (@institutovivaspace) em Salvador, que conta com diversos projetos internos para os crescimentos profissionais de todos e uma estrutura inovadora de 180m² e conta com todos os equipamentos mais modernos para cada aula ou sessão é formado por profissionais de calibre internacional para ministrar cursos e atendimentos; a Dra. Nayara Motta, professora em Havard e especialista em Rinomodelação; Dra. Sandra Fontes Mestre em Medicina Estética e Fisioterapeuta Dermatofuncional; e Jorge Felipe Melo, Coordenador de Curso e Farmacêutico Esteta.

No instituto, ocorrerão também aulas de Mariana Biscaia, Fisioterapeuta Dermatofuncional, Mestre e Doutora; João Lenon, farmacêutico especialista em soroterapia; Jessica Raposa, Farmacêutica Especialista em Estética Avançada; e Lis Loyse, Terapeuta Capilar. O corpo docente do local também inclui Leomaria Rios, Biomédica Esteta, e o Dr. Alexandre Rocha, Médico Endocrinologista e Nutrólogo, além de nomes que serão revelados após a inauguração do espaço.

“No mesmo espaço, os profissionais baianos terão oportunidade de aprender e ensinar. Visamos fortalecer a comunidade local nesses nichos, ofertando conhecimento de alto nível, com tendências que ainda não chegaram até o nosso estado”, explica a Dra. Diandra Torres, sócia-fundadora do Viva, e Especialista em Dermatologia e Estética. Os cursos têm valores acessíveis na realidade de quem busca se destacar nas áreas de estética, saúde e bem-estar.

Temos os principais insights sobre a movimentação financeira e as tendências na procura por procedimentos estéticos cada vez. As tendências destacadas, como avanços tecnológicos em tratamentos minimamente invasivos, personalização dos tratamentos estéticos, integração de tecnologias e um foco crescente na saúde e bem-estar dos pacientes, indicam uma mudança significativa na abordagem dos cuidados estéticos. A demanda por procedimentos que ofereçam resultados naturais, com mínimo tempo de recuperação e riscos reduzidos, está em alta, levando à popularização de técnicas como a harmonização glútea tridimensional, tratamentos específicos para cicatrizes, depilação definitiva, além de procedimentos inovadores como radiofrequência e criolipólise.

Esta transformação do mercado de estética em Salvador e no Brasil é um sinal positivo de desenvolvimento e maturidade do setor, que agora se concentra não apenas em atender à demanda por procedimentos estéticos, mas também em garantir a segurança, a qualidade e a satisfação dos pacientes. Este é um momento empolgante para profissionais e pacientes na área de estética, à medida que a cidade se estabelece como um centro de excelência em saúde e bem-estar.

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Volnei Barboza

Especialista aponta quatro formas de aumentar a fidelidade dos clientes através do uso da tecnologia

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Uma boa plataforma pode facilitar o envio de notificações push personalizadas e oportunas, mantendo a base informada, engajada e conectada à marca

Atualmente, há um cenário muito competitivo no mercado para que seja possível manter os clientes na marca e fidelizados aos produtos e serviços. Entretanto, uma vez que se compreende a tecnologia, seus detalhes, atualizações e suas soluções, é totalmente possível deixar esse cenário favorável para retê-los a longo prazo. Afinal, esse é o grande desejo dos empresários.

Segundo Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, utilizar a tecnologia para nesse cenário, não se trata apenas de uma vantagem. “Entender e implementar soluções tecnológicas neste sentido permite uma  análise de dados para compreender os padrões de compra e preferências e assim criar ofertas altamente personalizadas que os fazem se sentir valorizados e únicos”, complementa.

A coleta de informações, potencializada pela tecnologia moderna, oferece uma ferramenta estratégica para as empresas entenderem os padrões de compra e as preferências dos consumidores. Ao analisar grandes volumes de interações e transações, é possível identificar  tendências e comportamentos específicos. “Com isso, os gestores conseguem também aumentar a eficácia das campanhas de marketing, trazendo impactos positivos na geração de receita”, destaca o CEO da Alphacode.

O especialista detalha também que a empresa precisa, além de seguir essas estratégias, estar focada em manter e aumentar as conexões com seus clientes. “O primeiro passo é permanecer atento ao que o seu público-alvo precisa e manter-se em contato frequente, entendendo se ele está satisfeito e como os produtos são oferecidos, e seguir ajustando sempre”, aponta.

Rafael aponta quatro soluções de como é possível aumentar a fidelização a partir da implementação dos seguintes processos:

  1. Personalizar através dos dados – A personalização é uma expectativa dos consumidores. Segundo um estudo recente divulgado no Brasil, 80% dos têm maior probabilidade de comprar de empresas que oferecem experiências diferenciadas e únicas.
  2. Programas de fidelidade integrados – Implementar um programa de fidelidade eficaz pode ser um divisor de águas. A Forbes indica que tais programas podem aumentar a frequência de compra em até 20%. Sistemas que permitem uma integração fácil e intuitiva, podem tornar a acumulação e retenção de pontos uma experiência agradável para o usuário.
  3. Comunicação proativa – Mais da metade (52%) dos consumidores esperam que as ofertas sejam personalizadas em todos os pontos de interação, de acordo com a Salesforce. Uma boa plataforma atual facilita o envio de notificações push personalizadas e oportunas, mantendo os clientes não apenas informados, mas também engajados e conectados à marca.
  4. Suporte ao cliente com IA – O suporte ao cliente não está mais limitado ao horário comercial. Oferecer esse tipo de atendimento 24/7 se tornou essencial, e há chatbots que podem ser alimentados por IA, garantindo que os clientes recebam assistência imediata, melhorando a satisfação e fortalecendo a lealdade.

Sobre Rafael Franco

Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.

Para mais informações, acesse o site  ou @alphacode.

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Volnei Barboza

Maternidade e empreendedorismo exigem tornar o dia a dia mais fácil

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Segundo executiva do Grupo Simão, organização, rede de apoio e foco fazem a diferença

O Dia das Mães está chegando e é uma data que, além de amor, ajuda a ressaltar que a maternidade exige bastante de qualquer mulher, assim como estar na liderança de um negócio. Por isso, é preciso achar meios para tornar ambas as tarefas um pouco mais fáceis. Mas como fazer isso?

Segundo Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, a mulher que é empreendedora costuma trabalhar quase em tempo integral, o que é o maior desafio para aquelas que são mães, como ela. “É preciso entender que as dificuldades são naturais, especialmente no início, e que a maior delas é conciliar vida profissional e pessoal”, diz.

Ela explica que a questão principal é investir em organização e planejamento para  manter tudo sob controle, planejando o dia com antecedência, por exemplo. 

Além disso, Lidiane aposta em redes de apoio confiáveis para ajudar uma mulher nessa posição. “Em casa, isso pode incluir familiares, amigos, ou até uma babá, que podem ajudar com os cuidados das crianças em momentos críticos. E na empresa precisamos estar cercadas de ótimos profissionais, que possam assumir algumas tarefas em nosso lugar”, orienta. 

A executiva também ressalta a importância da priorização de tarefas, tanto em casa quanto no trabalho. “Uma líder que também é mãe precisa priorizar tanto em casa quanto no trabalho. Algumas coisas vão ter que esperar e está tudo bem”, aponta.

O tempo para a família e o tempo para o trabalho também precisam ser bem definidos, segundo Lidiane. “Nem sempre vamos conseguir um equilíbrio exato entre as áreas. Em alguns momentos, uma delas sempre estará exigindo mais. Mas é importante que estejamos focadas em cada uma no tempo destinado a elas”. 

Lidiane explica que, em casa, é possível criar facilidades para poder passar momentos de qualidade com os filhos de forma simples e cheia de carinho. “Ir para a cozinha com eles e pedir para que ajudem a preparar um lanche especial, por exemplo, é um momento que ficará na memória e que também ajudará a estimular desde cedo a colaboração. Assim como confeitar um bolo para o almoço do Dia das Mães! E existem muitos utensílios fáceis e práticos que podem ser usados para tarefas assim. Temos vários no Grupo Simão”, finaliza. 

Sobre Lidiane Bastos

É administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários. 

Grupo Simão
O Grupo Simão reúne as marcas Olaplastic e Simão Distribuidora  e tem como missão levar praticidade para o dia a dia, oferecendo uma ampla variedade de produtos, desde embalagens e utensílios de cozinha até descartáveis e equipamentos diversos. Com mais de 30 anos de tradição, integra nove empresas e mais de 100 funcionários.  Acesse o site gruposimao.com.br.

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Volnei Barboza

Ex-Servidor Público Allan Antoglioli se torna referência em consultoria em Licitações e Contratos

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Após quase uma década como servidor público, Allan Antoglioli tomou a decisão de se exonerar e ingressar na consultoria especializada em Licitações e Contratos. O impulso veio com a notícia da gravidez de sua esposa, Ana Caroline, aguardando o primeiro filho do casal, Benício.

Com uma sólida trajetória na assessoria política, tendo contribuído em campanhas para prefeito, vereador e, mais recentemente, Deputado Estadual, Allan sempre esteve atento às nuances do setor público. Sua dedicação o levou a acompanhar de perto a transição para a nova lei de licitações, participando ativamente de estudos de casos, reuniões de regulamentação municipal e oferecendo orientação estratégica em processos de transição.

https://www.instagram.com/allanantoglioli

Atualmente, sua atuação se estende para além das licitações, abrangendo também consultorias em gestão de pessoas e processos, com presença marcante em mais de oito municípios e estabelecendo contratos significativos no setor privado.

A mudança para Alphaville, ao lado de sua esposa e agora dois filhos, Benício e Bento, representa não apenas uma nova localidade, mas um novo capítulo em sua carreira e vida pessoal. Com negociações em andamento para assumir um cargo executivo em uma empresa de destaque, Allan vislumbra horizontes promissores à frente.

Para ele, os desafios são combustível para o crescimento. Sua abordagem colaborativa e sua habilidade em estabelecer conexões estratégicas o tornaram um parceiro valioso não apenas para clientes públicos e privados, mas também para empresários influentes em diversos setores, incluindo o renomado Alphaville.

Além de seu compromisso profissional, Allan faz questão de destacar a importância de sua fé e sua família em sua jornada. Em suas redes sociais, especialmente no perfil @allanantoglioli no Instagram, ele compartilha sua rotina, seu devocional diário e insights sobre sua experiência como consultor. Seu perfil tem atraído cada vez mais seguidores, inspirados pela determinação e sucesso que o levaram de uma posição modesta a uma vida próspera em Alphaville em apenas seis anos.

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